sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

aqui no forno alegre os termômetros marcam 36 graus

me lembrei feliz que estava de férias - nada como ser uma desempregada que rebola pra ver o lado bom das coisas - quando não sabia em que dia da semana eu tinha acordado. isso são férias de verdade.
mas há outros bons sinais disso. disso, no caso, de que estou de férias: a manicure é uma visão distante, meus olhos estão ardendo porque estou há uma hora em frente ao computador, acordo quatro horas mais tarde do que o horário que costumo acordar e passo o dia todo de biquini e havaianas.
na verdade, achei que TINHA de escrever aqui hoje, porque daqui a dois dias estarei nos cafundós do judas, se é assim que se diz quando se vai pra um lugar tão docemente ermo que não há internet. só meu celular, que eventualmente não terá sinal. mas em compensação conviverei com mosquitos grandes e gordos, daqueles bem famintos, e se chover, escutarei a sinfonia melancólica e bela dos sapos.
é engraçado saber que existem outros modos de viver além do que a gente está acostumado. é uma dor e uma delícia ao mesmo tempo.
eu, que achava que já tinha atingido o estágio das pessoas sem graça que sempre acham que a água da piscina é fria demais, tenho passado parte das manhãs e das tardes dentro da água gelada. sinal de que não estou tão velha como vinha achando. ah ah ah.
e eu, que sempre digo que não entendo nada de fazer comidas, só de descobrir receitas, passei a véspera do natal dentro da cozinha da casa dos velhos, preparando com afinco uma ceia maravilhosa. as pernas estão doloridas hoje, mas é falta de costume: raramente passo horas de pé de um lado para o outro dentro de uma cozinha. raramente não: quase nunca.
agora vou-me. dormir horas e horas para descansar e sonhar os sonhos que tenho de sonhar para achar o rumo. e para lembrar de umas verdades que por vezes se escondem tão bem de mim que eu não só não as encontro como esqueço que elas existem. e para ter forças - e lucidez, oh my god! - para viver bem devagarinho, como manda a alta temperatura aqui no forno alegre.