terça-feira, 23 de março de 2010

o bolo de fubá, o suco de laranja e o jantar

nada como ficar velho. "aos 92 anos, as minhas preocupações são: se vai ter bolo de fubá no café da manhã, se o suco de laranja tem gelo ou não (eu não posso com gelo) e o que vai ter para jantar. só isso." a frase eu reproduzo da coluna da mônica bergamo de ontem. diz a coluna: "de Antonio Candido, um dos principais nomes da crítica literária, sobre a polêmica distribuição dos royalties do petróleo entre Estados e a União".
o dia tinha começado chato. e terminou chatíssimo. sem graça mesmo. mas essa frase sensacional, que eu li bem cedo de manhã, me fez pensar em como deve ser maravilhoso ser velho e ter problemas reais, não imaginários. morri de inveja de quem é velho e sábio.
...
as minhas gargalhadas devem ter acordado o meu filho. era tarde da noite ontem, e eu conversava com uma amiga. falávamos das durezas da vida, de como ficamos doentes para aprender a viver direito. e enquanto ela ia me contando coisas verdadeiramente tristes, eu dava gargalhadas pelo modo sábio que ela dá conta de tudo. ela me contou da triste morte do cachorro, que teve de ser sacrificado por causa de um tumor gigantesco no cérebro. falamos de dinheiro, principalmente da falta dele. e de outros assuntos impublicáveis. no meio da conversa, meu filho me chamou e voltou a dormir.
fui dormir com a doce sensação de ser uma pessoa feliz, mesmo louca nesse desemprego que parece não ter fim. e hoje de manhã, enquanto terminava um trabalho pequeno cujo prazo está chegando ao fim, fiquei emocionada com outra amiga, que com uma coragem absurda deu o pé na bunda do marido. a coragem não foi dar o pé, claro. mas fazer isso enquanto a linda barriga dela cresce, com um menino dentro. o raciocínio dela, me diz, foi simples assim: entre ficar casada e não ser cuidada e ficar sozinha, ela escolheu a segunda opção. e assim ela vai vivendo um dia depois do outro, cuidando dos dois lindos filhos que tem, e se preparando para a chegada do terceiro.
...
como ia ser bom se amanhã eu pensasse em três coisas somente: no bolo de fubá do café da manhã, no suco de laranja com ou sem gelo (com, por favor!) e no que vou comer no jantar.