quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

siamo arrivati a porto alegre

o céu escandalosamente azul nos deu as boas vindas. as férias começaram, oficialmente. e por um milagre da natureza, não estamos morrendo de calor.
entro na casa dos velhos e logo uma moça sorridente me pergunta se quero ajuda. é o sistema de qualidade dessas terras do sul: a nova empregada da minha mãe, que acaba de começar a trabalhar na casa dela mas que já disse que vai embora semana que vem, é solícita.
jane - este é o seu nome - fez uma comida deliciosa. depois, as crianças se joam na piscina gelada. eu quero arrumar a bagagem, e ela pergunta se quero ajuda. digo que é só prestar atenção ao movimento na piscina. e entõ escuto ela conversando com a minha filha, que ainda usa boias mas estava felicíssima na piscina onde os pés dela tocam o fundo. escuto as gargalhadas da lívia e a voz da jane, que conversa lindamente com ela.
mais tarde saio a pé, e quando estou voltando pra casa vejo uma mulher andando na calçada, na direção oposta à minha. ela fala ao celular, e quando chega perto de mim, diz ao interlocutor para aguardar. reconheço a jane. ela me dá dois beijinhos de tchau e diz 'fala pra tua mãe que eu passei toda a roupa. tchau, patricia'.
eu já queria levar essa pessoa pra minha casa. aliás, toda vez que venho pra essas terras do sul fico com vontade de levar muita coisa pra minha casa: essas pessoas daqui, que olham no olho da gente quando dizem oi, o céu azul que me deixa boquiaberta, e o jeito mais calmo que os gaúchos vivem os dias. e queria também as calçadas largas, limpas e sem buracos, e a cantoria dos passarinhos, que também me parece mais calma.
minha filha sai da cama e pede que eu 'vaia' ficar com ela. digo que já vou, pra ela esperar um pouquinho. 'não quero esperar. quero que você vaia agora'. lá vou eu.

Um comentário:

Deni disse...

Boas Festas pra vocês! Chegaremos na cidade para o Ano Novo!