domingo, 19 de abril de 2009

a festa acabou

minha barriga tá gelada. então pareço uma senhorinha demente, com um cobertor enrolado ao redor da cintura. dei banho de banheira nas crianças, com o motor da hidromassagem ligado, e tomei um banho involuntário.
minha mãe, uma senhora por vezes excessivamente asséptica, chegou do parque e disse que ia tomar um banho. no parque havia pingos e ela não sabia se eram xixi de passarinho. então ela tinha de se lavar para ficar limpa.
meu pai chegou do parque exausto. prometeu ao meu filho que dormiria somente 15 minutos. e quando reapareceu na sala, sentou-se na poltrona enquanto o joão gabriel abria, em êxtase, seus presentes, e depois montou um mega lego. o velho ligou o rádio e a TV ao mesmo tempo para ver corinthians e são paulo. mas ele é colorado.
minha filha chegou à nossa casa um pouco depois, porque o pai dela disse que teria de levar a filha dele ao médico e, por isso, a pequena lívia não poderia ficar na casa dele, como ela queria.
estamos todos cansados e felizes, depois de uma bela festa no parque, num dia em que o sol estava com um azul incomum para a cidade cinza. parece que todos que foram à festa se divertiram. e festas assim é que são as boas.
...
eu tenho horror de ter dó de alguém. mas há pessoas que fazem esse sentimento jorrar da minha alma. como tenho dó das pessoas que não enxergam. que não olham pro lado, que não vêem ninguém, que têm uma visão horrivelmente limitada que não as permite ver ao redor, cheirar ao redor, sentir ao redor.
...
minha barriga já esquentou. meus filhos perguntaram se eu estava grávida. ops! menos mal. melhor gorda do que grávida. ah ah ah. uma dieta medieval, que estou combinando comigo mesma há meses, far-me-á entrar na linha. só me faltam forças para tomar sopinhas com tanta verdura que têm a cor verde.
...
uma mistura de alívio com leveza e otimismo faz meus pés andarem bem firmes no chão e com alegria. quase distração. mas não é. o trabalho faz eu dormir noites maravilhosas, com sonhos maravilhosos. e faz eu acordar feliz, feliz da vida.
...
meus pais partirão amanhã de manhã. e então a vida retomará seu suave ritmo. voltarei a dormir na minha cama.
...
meus filhos fazem aniversário na mesma semana. e esta semana acaba de acabar. não vou fazer nenhum bolo amanhã, nem vou enrolar nenhum brigadeiro, nem vou encher nenhum balão. mas vou ter de me sentar numa cadeirinha no quarto deles amanhã para separarmos brinquedos para doação. cada presente recebido, um brinquedo a ser doado. assim tem sido desde que o joão gabriel tem 2 anos. é uma traalho hercúleo e maravilhoso. para mim. e para eles.

Nenhum comentário: