sábado, 16 de agosto de 2008

o que é bom e o que não é

"o que é bom, fedro,
e o que não é bom -
será preciso pedir a alguém que nos ensine isso?"
robert pirsig, nas primeiras páginas de "zen e a arte da manutenção de motocicletas. créditos para o meu primeiro marido, que me apresentou esse livro, que é uma luz.
acabo de chegar em casa. COM as crianças. depois de um churrasco. exausta.
paramos na locadora, e o filme que o meu filho queria, azur e asmar, está sem cópias. procurei outro, kiriku e a feiticeira, e estavam todos locados.
a casa. siamo arrivati.
e uma exaustão surreal toma conta do meu ser. e estou pensando sobre o que o dinheiro compra. tudo o que é muito bom na vida - dias de sol, ótimas companhias, gargalhadas, barulhos de pássaros - o dinheiro não compra. mas, surpresa!, tudo o que é horrível na vida o dinheiro também não compra: frases cretinas saídas das bocas de quem gostamos, lucidez pra sentir as bostas todas que vêm com a existência and so so on.
horror. horror absoluto. eu sempre achava que o dinheiro não compra as cousas boas desta vida. mas também não compra as cousas ruins.
o que nos resta?
orar, meditar, e pedir que o universo só nos mande o imprescindível. e que tenhamos sabedoria o suficiente para defenestrar o que não nos presta: amigos, conhecidos, amores.
pelamordedeus, onde é a saída???
deus esteja.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tita,

Aqui em casa os pássaros são por nossa conta. À noite, acho que especialmente nesta época, ouve-se uma sinfonia incrível. Muitos bichos de vários tipos... só vendo, ou melhor, ouvindo, para crer.

Prá cima com a vida - não podia evitar uma citação depois de ver referência ao "Zen e a arte..."

João