quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

'ser loira é tudo na vida', disse ela, às gargalhadas

isso foi depois de eu, num ato sinistro, dizer que estou tomada de cabelos brancos na cabeça e incliná-la para que ela visse os tais dos cabelos, digamos, sem cor.
ela é loira como eu, mas beeeeem mais jovem, e com um senso de humor admirável. pois bem. então eu decidi gostar da cabeleira da cor que é. loira grisalha. e resolvi fazer uma lista de determinações-a-seguir-para-garantir-um-mínimo-de-alegria-e-felicidade-no-ano-que-começou. ei-la.
ter uns bons amigos por perto - bons é um parâmetro violentamente pessoal, mas cada um sabe o que isso significa para a própria vida. eu sou feliz de poder contar nos dedos (de mais de uma mão!) meus adoráveis amigos, com quem eu posso contar pra dar risadas ou pra enxarcar meu rosto com lágrimas.
ter uns bons amigos bem longe - eu não gosto de partir e não gosto quando meus amigos partem. egoismo na mais pura forma. mas ter esses amigos longe (pode ser 500 km ou pode ser do outro lado de algum mar) faz bem. pra gente lembrar que o amor não tem nada a ver com quilômetros, e que a proximidade não tem nada a ver com constância de encontros.
ter belos copos em casa - não importa a bebida. pode ser água, coca, suco de abacaxi, vinho. mas beber em bons copos faz diferença. e eu vou comprar toneladas de copos maravilhosos, coloridos, de vidro reciclado, de cristal, pra sempre achar especial até o copo d'água que fica ao lado da minha cama para as noites insones.
ficar parado - na dúvida, não fazer nada. eu lembro quando aprendi o signficado de "stay put", expressão que era frequentemente usada nos textos de jornais e revistas quando eu morava nos eua e o mr. bush começou a barbarizar com guerra do iraque e tal. ora pois, diziam os textos que, num eventual ataque (a grande paranóia norte-americana), deveríamos "stay put". ficar parados, não sair de onde estivéssemos. não sei se o conselho é de fato útil, porque não rolou nenhum ataque em boston, onde eu morava, ah ah ah. mas vale pro dia-a-dia. na dúvida, stay put.
gargalhar todos os dias - isso é difícil. mas as gargalhadas que eu dou sozinha, pensando ou fazendo qualquer coisa que penso ou faço sempre, são absolutamente maravilhosas. para a minha alma, claro, porque só eu que escuto. e essas são as melhores, me parece.
olhar para o céu - outra coisa difícil de fazer. e toda vez que faço (não é todos os dias, porque eu me esqueço), lembro de como é imbecil olhar pra baixo e não olhar pra cima.
lembrar que tudo passa - essa é minha velha companheira, e mesmo assim sempre esqueço dessa máxima. o que é bom passa. e o que é ruim também. e toda vez que lembro disso, não importa o quão atolada esteja, sinto uma leveza inenarrável.
bom, agora vou imprimir isso e grudar na porta do armário ou no espelho do banheiro. pra lembrar em todos os mais de 350 dias que estão por vir do ano que acaba de começar.

Um comentário:

Anônimo disse...

só podia ser minha irma mesmo. o item "copos" é um plágio barato do que eu já inclusive consegui realizar para 2009. comprei 12 tacas de vinho tinto, numa pechincha a menos de 1 dolar a cada um. depois comprei 8 taças estranhas (que tambem tavam em promocao) pra servir o já famoso punch de vinho rosé no meu aniversario. de lambuja ganhei mais 4 tacas de birthday. ta bom assim, miha nega? concordo contigo, copo é artigo de primeira necessidade ! ula-la-catula!